domingo, 19 de maio de 2013

O Verdadeiro Tesouro

Fico tentando imaginar a sensação de liberdade experimentada por Francisco de Assis após sua conversão e despego de todas as posses materiais que lhe eram de direito. Abnegar-se de uma vida impregnada de poder e ostentação caracteriza o valor inestimável descoberto por ele em nada ter para si mesmo. Francisco decidiu deixar tudo para ganhar O TUDO! Não possuir nada era para ele a maior riqueza, sinônimo de liberdade e de paz.

No momento em que esteve com o coração vazio de preocupações com a administração de seus bens e em como mantê-los e até aumentá-los, passou a gozar de plena alegria. Pois estava despojado de tudo e livre para amar e ser amado.

Como já sabemos, essa alegria contagiou a muitos e até hoje, após oitocentos anos, continua a fazer adeptos. O modo simples de viver o Evangelho, ensinado por Francisco, passa pela pobreza. Ao imitar o Cristo, pobre e simples, o coração do santo de Assis torna-se propício para amar tudo e todos, sem distinção.

Quando não possuímos bens materiais para nos apegar e nos preocupar em mantê-los, nosso único e maior bem torna-se o outro. O grande tesouro que passamos a ter e a cuidar passa a ser o irmão com o qual convivemos.


Postulante Marcelo Machado Coura

Nenhum comentário:

Postar um comentário