A Fraternidade

     A Fraternidade Santa Teresinha está localizada em Patos de Minas, a 404 km de Belo Horizonte. Aqui reside as turmas de Postulantado da Província. Os frades cuidam ainda da Paróquia Santa Teresinha, que compreende oito comunidades urbanas e sete rurais, com cerca de 30.000 habitantes.
     A vida da nascente Missão ganha novo impulso. Frei Odorico de Resuttano foi enviado para Patos de Minas ajudando nos trabalhos pastorais Monsenhor Fleury Curado, então vigário. Dentro de pouco mais de um mês, Frei Antônio de Gangi e Frei João de São Mauro uniram-se a Frei Odorico, começando a solidificação dos trabalhos capuchinhos nesta cidade, que seria mais tarde uma das mais bem organizadas paróquias de Patos de Minas e importante fraternidade da Província.
Para chegar ao estado atual foram necessárias muitas etapas e vicissitudes. Primeiramente foram morar pelos lados da Igreja do Rosário. Situação passageira. Em seguida comprou-se um terreno amplo na localidade “Cruzeiro”. Depois disso, a Providência apontou o Bairro “Brasil”, espiritualmente abandonado e de fama muito duvidosa. O ambiente era dos mais difíceis: pobreza, miséria, malandragem, imoralidade, falta de conforto, era o que mais dominava na região. A vida dos frades ali não foi nada fácil, tendo havido até mesmo, por parte de algumas pessoas, forte resistência à presença deles ali. O local da primeira residência se mostrou impróprio pela proximidade de uma das muitas casas suspeitas. Mas os frades não desanimaram. Com persistência enfrentaram todas as dificuldades. O começo foi um período de grande fluxo de pessoas da zona rural para a cidade: então ajudaram na organização de moradias provisórias para elas: promoveram obras assistenciais. Encontraram muitos leprosos perambulando pelo bairro: foram recolhidos e encaminhados aos leprosários. Algum tempo depois foi que as autoridades civis começaram a colaborar com os frades.  Hoje a região mudou de aspecto, o bairro é habitado, proeminentemente, por famílias trabalhadoras, honestas e amantes da paz. A construção da bonita matriz e do grande convento, onde deram o melhor de si Frei Rosário de Castelbuono e Frei Davi de Bronte, com a generosa colaboração dos fiéis, muito influiu na mudança do ambiente. Com o crescimento da população paroquial, hoje com mais de 30.000 pessoas, foram sendo construídas outras capelas, sobressaindo a de Nossa Senhora Aparecida, trabalho do irmão Frei Caetano Presti. Patos de Minas é, desde 1972, sede do Postulantado da Província.


Frades

Frei Donizetti, Frei Joaquim, Frei Geraldo e Frei Adilson


Postulantes

Davy, Aeliton, Warley, Abdias e Douglas


Abdias Rodrigues de Oliveira Júnior
07/12/1992
De Governador Valadares – MG

Aeliton Martins da Silva
02/12/1991
De Santa Efigênia de Minas – MG

Davy José Pereira
29/08/1992
De Patos de Minas - MG

Douglas Leandro de Oliveira
18/05/1992
De Governador Valadares - MG

Warley Alves de Oliveira
05/12/1987
De Coroaci - MG

2 comentários:

  1. Deus os abençoe irmãos. Amo vocês do fundo do coração, sito saudades demais da conta. Seja firmes e então a igreja de Jesus Cristo terá ótimos homens de bens a frente da missão. Peço Nossa Senhora das Divinas vocações para proteger vocês e continuar intercedendo pelas suas vocações.

    ResponderExcluir
  2. Dando uma passada por aqui, peço para fazer 2 observações e uma dúvida: 1ª- aqui eu vejo o frei Joaquim Nepomuceno que gosta de rezar unido pedindo a Deus que tenha misericórdia da miséria de nossos pecados. 2ª - estes meninos são todos da região de Valadares, só um de Patos. Dúvida: eu conheço bem a região de Valadares e sou de Patos. O povo de Valadares e região é mais humilde que meus conterrâneos. O povo de Patos é um povo bom, mas é vítima de uma pobre burguesia inconsciente. Esta é minha dúvida. Que diabo de sina é esta?...:)

    ResponderExcluir