sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Vocação. Um Dom, um Chamado


“Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações.” (Jr. 1,5). 

Nós a descobrimos aos poucos, cada dia somos convidados a viver este chamado, a dizer o nosso sim a ele. Uns descobrem a sua mais jovem, outros com mais idade, assim como nosso pai São Francisco de Assis que teve uma vida conturbada até descobrir realmente por volta dos seus vinte e cinco anos sua vocação. A partir daí foram surgindo vários carismas religiosos a exemplo de Francisco. 
Muitas pessoas nos perguntam como saber se temos alguma vocação e se estamos vivendo-a, se realmente é isto que queremos? 

Seja esta de cozinheiro, religioso, motorista, matrimônio, enfim tudo é um chamado, um dom. Nós só saberemos qual que temos se vivermos, ou melhor, experimentarmos mais de perto o que buscamos no dia-a-dia, só saberemos que estamos no caminho certo se nos sentirmos felizes. 
Como saber se queremos seguir uma vida religiosa mais especificamente ser franciscano?

É claro para nós que na vida religiosa somos convidados a viver em fraternidade, a viver como irmãos. Tanto é verdade que nosso fundador Francisco de Assis chamava todos e todas as coisas (humanos, animais e plantas) de irmãos, e pedia que jamais um irmão morasse sozinho, mas sempre em fraternidade.


Postulante Gabriel Marques Ferreira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário