sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A presença feudal em toda a sociedade europeia

     Pode-se dizer que no século X praticamente toda a sociedade europeia era feudal. Sua presença na Europa surgiu e foi formada sob o impulso das  vicissitudes, das necessidades de proteção e de subsistências, das pressões e dos fatos que ocorreram na Europa depois do desmoronamento do império ocidental.
     O termo feudalismo engloba duas realidades de suma importância para o sistema: sendo o feudo e a vassalagem, cujo os dois andam juntos. A base da sociedade feudal, estrutura hierarquicamente, era o feudo, ao mesmo tempo contrato entre duas pessoas (suserano-vassalo) e concessão de terras  em usufruto. A concessão do feudo por uma pessoa correspondia o hommagium, ou seja, a vassalagem da outra pessoa. Assim se estabelecia a hierarquia de condições sociais e poderes políticos.
     Naquele tempo a propriedade das terras na realidade se reduzia a simples títulos de renda dos senhores. Esses que eram baseados na hierarquia militar. Os títulos que mais ocorriam na hierarquia feudal em ordem decrescente eram rei, duque, marquês, conde, visconde, barão e castelão.
     No sistema do feudalismo o comércio não representava de nenhuma forma fonte de riqueza e muito menos de poder. E sim, era a terra que representava a verdadeira riqueza e também o poder. O poder era restrito aos donos das terras.
     Naquele tempo, pegando os aspectos social, político econômico, pode se ver que no aspecto social o feudalismo levou a perda de independência política, criando os laços de mútua dependência. Já no aspecto político representou máxima descentralização de poderes, ausência de governo centralizado tipo romano ou moderno. E, por fim, no aspecto econômico predominou o campo sobre a cidade, a economia fechada em si mesma sem dinamismo comercial, e pouca circulação de dinheiro. Juridicamente no feudo-vassalismo havia a prevalência do direito particular sobre o direito público.
     Dentro do domínio dos feudos e em toda a Europa, a cidade de Assis, vê soprar um novo mundo. A posição burguesa fortalece e vê crescer o poder das comunas. Em 1202, os maiores lutam contra os menores. Acontece a guerra civil contra Perúgia, onde burgueses tem como objetivo, exigir da nobreza feudal que enquadrasse ao novo estilo de vida que é sobre a orientação das comunas.

* Postulante Jairton Alves Pimenta


Neotti, Clarêncio (Coor.). Nosso Irmão Francisco de Assis. Petrópolis/RJ. Editora Vozes. 1975. p. 20-23.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Essência do Carisma Franciscano

       Carisma é uma expressão de São Paulo para designar todo conjunto de riquezas contidas na graça, dom gratuito de Deus para  os que são chamados em Cristo. Cujo seu valor é sempre o de um bem comunitário, posto a serviço de todo o organismo espiritual.
      Cada instituição recebe carismas diferentes, de acordo com a graça que Deus concedeu a cada um e conforme o impulso da fé. Os carismas não são necessariamente graças extraordinárias, mas algo normal dos que receberam o dom do Espírito.
      A essência do carisma franciscano não seria outra coisa senão o próprio Evangelho vivido, filtrado e feito transparente por um homem concreto e histórico que se chamou Francisco de Assis. Tal homem que encarnou o Evangelho, foi uma personalidade extraordinariamente singular e surpreendente, iniciou uma forma de vida fraterna, criou um ideal de fidelidade e a liberdade evangélica e ensinou que a perfeita alegria brota do desprezo da dor. Pela encarnação do evangelho ele adquiriu certas características que o fazem diferente. Daí a singularidade da herança e riqueza franciscana. Como é belo e como é difícil ser franciscano!
     Quando se vive o Evangelho com sinceridade a própria vida torna-se uma mensagem. Francisco progrediu, e nunca vacilou, continuou sempre seguro na linha de conduta que lhe tinha sido revelada no início por ação do Espírito Santo. Na vida religiosa franciscana, para os que abraçam esta profissão evangélica recebem um dom especial na vida da Igreja, contribuindo, cada um a seu modo, para ajudar sua missão salvífica.

"Irmãos, comecemos a servir ao Senhor Deus, porque até agora fizemos bem pouco, e sem nenhum proveito"


Postulante Jean Gregory do Nascimento


* fonte: IRIARTE, Lázaro. Vocação Franciscana. Petrópolis/RJ. Editora Vozes. 1976. p. 15-26.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Palavras do Papa Bento XVI sobre São Félix


São Félix de Nicósia amava repetir em todas as circunstâncias, alegres e tristes: "SEJA PELO AMOR DE DEUS".  Assim podemos compreender bem quanto era intensa e concreta nele a experiência do amor de Deus revelado aos homens em Cristo. Este humilde frade capuchinho, ilustre filho da terra da Sicília, austero e penitente, fiel às mais genuínas expressões da tradição franciscana, foi gradualmente plasmado e transformado pelo amor de Deus, vivido e concretizado no amor ao próximo.
Frei Félix ajuda-nos a descobrir o valor das pequenas coisas quem enriquecem a vida e ensina-nos a colher o sentido da família e do serviço aos irmãos, mostrando-nos que a alegria verdadeira e duradoura, pela qual aspira ao coração de cada ser humano, é fruto do amor.


São Félix de Nicósia, rogai a Deus por nós

Frei Félix pertencia a Província de Messina na Sicília. Desta Província saíram os frades pioneiros em missão para as terras de Minas Gerais, sendo a Província de Messina a Província Mãe de Minas. Por isso do grande afeto com São Félix por parte de nossa Província. Na cidade de Poços de Caldas, Sul de Minas, foi criada a primeira paróquia dedicada a São Félix do Brasil, sobre responsabilidades dos Frades Capuchinhos que lá habitam, Frei Paulo Ananias Pinto, Frei Afonso Maria da Paixão e Frei José Gonçalves da Costa.
A igreja está em fase de construção se você quiser ajudar entre em contato com a Fraternidade e se informe:


Fraternidade Nossa Senhora de Fátima - Poços de Caldas
Endereço: Praça Dom Inácio Del Monte, 500 - Bairro Funcionários
37701-970 - Poços de Caldas - Minas Gerais
Tel: (35) 3721-2662 - Fax: (35) 3721-7519